Programa – Ética e Compliance

Curso - Compliance em BH

Sobre o Programa:

 

A disseminação do valor “Ética” na cultura organizacional é uma das tarefas mais desafiadoras para a Gestão Estratégica de Pessoas. Vários trabalhos vêm sendo feitos em empresas para desenvolver times e projetos. Mas a questão é que conceber soluções exige um foco na prática dos valores, no código de conduta e na aplicação das diretrizes que traduzem a “Ética” , alinhados às políticas de compliance.

 

Diante desse contexto, o alinhamento do pensamento dos colaboradores com práticas corporativas pautadas na ética e compliance, além de sustentar a estratégia de crescimento da instituição, contribuirá com a fortalecimento da cultura organizacional.

 

 

Objetivos

 

Este programa visa contribuir com os desafios organizacionais, além de reforçar as condutas e comportamentos que traduzem a aplicabilidade da “Ética” no contexto da sua empresa.

É um projeto que exercerá um papel fundamental no desenvolvimento e consolidação da cultura de compliance .

 

Metodologia

 

Para  contribuir com a aplicabilidade no contexto da sua empresaserão utilizadas metodologias ativas de aprendizagem, em que os participantes realizam tarefas mentais como análise, síntese e avaliação, para identificar soluções e fortalecer a aplicação no contexto das políticas de “Compliance”  e “Código de Conduta” do Banco Bonsucesso.

 

Conteúdo Programático

 

O Compliance pode ser definido como um conjunto de padrões e procedimentos éticos e legais que, uma vez definido e implantado, será a linha mestra que orientará o comportamento da instituição no mercado em que atua.

 

Trata-se de um tema estratégico e de grande atualidade para a maioria das organizações, principalmente para instituições financeiras, visto que o mercado tende a exigir cada vez mais um comportamento empresarial sustentado em condutas legais e éticas, na linha da consolidação de uma nova cultura  que propõe a busca de um crescimento de forma sustentável, focada no desenvolvimento econômico e socioambiental na condução de seus negócios.

 

Entre os tópicos fundamentais a serem abordados, destacam-se:

 

  1. a) Código de Ética como referência estratégica para as ações e comunicações das organizações
  2. b) Programas de compliance: importância e objetivos;
  3. c) Desafios de compliance para o Banco Bonsucesso.

 

 

 

*O conteúdo programático será personalizado e definido em briefing.

 

 

 

Sobre os Facilitadores:

 

Vinicius Marins é Procurador Municipal, advogado com atuação em Compliance e consultoria em Direito Público, em Belo Horizonte e Brasília. Como docente, atua em cursos de graduação e pós graduação da PUC/MG e do IBMEC nas disciplinas de Direito Administrativo, Licitações e Contratos e Direito Financeiro. Escreve e publica diversas obras na área do Direito Administrativo, com foco em infraestrutura, improbidade e corrupção, parcerias público-privadas, licitações, contratos administrativos e regulação. Também é doutor em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais, tem mestrado em Direito Econômico pela Ruh Universitat (Alemanha) e graduado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo.

 

Leticia Lacerda de Castro é Mestre em Direito Processual Penal, Especialista em Compliance e em Direito Tributário, Advogada e Professora de Direito Penal, autora do livro “Decisão Penal – da superação do sentir pelo construir democraticamente”, e de artigos jurídicos. Na advocacia, já atuou por mais de 10 anos com Direito Penal, com ênfase no Direito Penal Econômico, em Direito Eleitoral, Administrativo, Tributário e Econômico. Atuação em estruturação, implementação e treinamento de compliance ou programa de integridade no âmbito das empresas, em consonância com a Lei Anticorrupção. Já desenvolveu diversos trabalhos para Sescoop, Unimed, empresas do segmento de serviços, Federações da Indústria e empresas de consultoria – além de ter sido docente de várias universidades e cursos de pós-graduação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP