Desenvolvimento de Coordenadores e Supervisores

Treinamento e Desenvolvimento de Supervisores e Coordenadores

COORDENADORES E SUPERVISORES SÃO OS PRINCIPAIS AGENTES QUE TRANSFORMAM ESTRATÉGIA EM AÇÃO, POR ISSO SÃO O ELO ENTRE A ESTRATÉGIA DA ORGANIZAÇÃO E A EQUIPE (PESSOAS).

 

Por isso, líderes que ocupam essas funções precisam desenvolver as competências que o cargo exige, e, ter conhecimento sobre o seu impacto pode influenciar na cultura e nos resultados.

Os objetivos deste treinamento são:

  • Identificar a potencialidade de melhorias das sete competências do cargo a partir da abordagem prática e da utilização de ferramentas.
  • Desenvolver a capacidade de gerir a equipe com maestria, lidando com a diversidade de talentos e as demandas de trabalho.
  • Aprender a utilizar ferramentas práticas de apoio à liderança em comunicação e feedback, gestão do tempo e foco em resultados, conduzindo a equipe para a alta performance.
  • Conhecer e praticar ferramentas para influência e tomada de decisão, firmando-se na função de coordenador e supervisor.
  • Desenvolver a competência de delegação com o apoio de ferramentas práticas para utilização na rotina de trabalho.
  • Realizar trocas entre profissionais com vivências em diferentes cenários, ampliando seu olhar sobre o que é ser um líder.
  • Compreender exatamente o papel do cargo frente aos desafios da empresa, identificando as exigências e indicadores de desempenho para eficácia completa.

 

METODOLOGIA

O programa se utiliza de metodologias ativas de aprendizagem, em que os participantes realizam tarefas mentais como análise, síntese e avaliação, para identificar soluções e fortalecer a liderança.

Os exercícios são dinâmicos e interativos, com oportunidade de discussão de situações práticas da rotina da liderança.

O programa é customizado de acordo com o perfil dos participantes e objetivos estratégicos da empresa.

 

O papel de coordenador e supervisor:

Pipeline de liderança e a posição do coordenador e supervisor;
As expectativas das empresas e as competências necessárias à função; Perfil técnico versus perfil de gestão;
Posicionamento assertivo do cargo.

Gestão da equipe para alta performance:

O que é uma equipe e como fazer gestão;
Como um grupo torna-se uma equipe com ajuda do líder;
Delegação como fator de produtividade e desenvolvimento da equipe.

 

Gestão de conflitos:

Compreendendo os conflitos de uma equipe;
Como tirar proveito da diversidade de pensamentos; Conflito como ferramenta de melhoria e crescimento.

 

Motivação e Produtividade:

A motivação e comportamentos no trabalho.
Como criar um ambiente que estimula a produtividade.. Como o líder deve trabalhar a motivação da equipe.

 

Comunicação e feedback com a equipe, com pares e superiores:

O que é feedback e impacto na produtividade; Feedback como ferramenta de liderança;
Diferença entre falar e comunicar para o cargo de supervisor e coordenador; Assertividade para expressar ideias, opiniões e sentimentos;
Cultura de feedback de desempenho.

 

Gestão do tempo e tomada de decisão

Definição de prioridade; Atividade ou compromisso?
Os desperdiçadores de tempo na função: excesso de tarefas, mudanças de prioridades, maus hábitos.

Gestão de conflitos:

Ferramentas de planejamento e ampliação da efetividade; Produtividade planejada e controlada: planos, metas, indicadores; O processo de entrega de resultados da equipe;
Metas e determinação: transformando intenção em planejamento concreto.

 

 

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