PEQUENA GRANDE WÄLS: DO NASCIMENTO À GLÓRIA

PEQUENA GRANDE WÄLS: DO NASCIMENTO À GLÓRIA

 

A produção de cerveja artesanal, arte herdada pelos pais Miguel e Ustane, se tornou paixão e meio de vida para os filhos José Felipe e Tiago Carneiro. De uma pequena fábrica de 400 metros quadrados inaugurada em 1999, no bairro São Francisco, em Belo Horizonte, nasceu a cervejaria Wäls, hoje uma das mais premiadas do país e até do mundo.

Inicialmente, os chopes abasteciam apenas as lojas da rede Bang Bang Burguer, que pertencia à família, e eram vendidos em eventos de universidades. Em 2006, com investimentos de US$ 100 mil, a área da cervejaria foi ampliada para 2 mil metros quadrados.

De lá para cá, muitos foram os avanços na empresa comandada pelos irmãos Carneiro com auxílio dos pais. Entre eles a inauguração neste mês do Ateliê Wäls – centro de inovação cervejeira localizado no bairro Olhos D’água, onde são produzidos 100 mil litros de cerveja envelhecidos em barricas. “Hoje, das 21 linhas de cerveja produzidas, 80% das vendas estão concentradas nas regiões Sudeste e Sul”, afirma Felipe.

Em 2015, a Wäls passou a fazer parte da Ambev, que divulgou o faturamento de quase R$ 9 milhões da empresa. Já a produção chegava a 500 hectolitros de cerveja por mês.

 

MAS COMO A WÄLS CONSEGUIU ATINGIR ESSE PATAMAR?

 

Inovação. É ELA, afinal, o pilar principal do DNA Wäls, responsável por fazê-la se diferenciar das cervejas industriais produzidas pela corporação da qual agora faz parte — e para não ser engolida pelo seu sistema.

Pra José Felipe, fundador da cervejaria, a inovação tem muito mais a ver com gestão e engajamento de pessoas do que com o próprio produto.

“Hoje, pensar de forma inovadora e fazer com que os outros pensem junto de ti é a grande chave do sucesso. O que eu, como líder, faço diferente dos outros líderes de negócio para que a minha empresa se destaque acima das outras? E os meus colaboradores, que tipos de comportamentos e habilidades eu desenvolvo neles para que a experiência oferecida ao meu cliente seja diferenciada dos demais? Claro que ter ferramentas e produtos inovadores é importante, mas no mundo V.U.C.A em que vivemos hoje, isso se tornou segundo plano”

 

Diante disso, José Felipe levanta 3 pontos importantíssimos para fomentar a inovação dentro de qualquer negócio:

 

Sentimento de Dono: Fomentar uma conexão sincera entre empresa e colaboradores é o pontapé inicial pra gerar mudanças em todo negócio. “Quando todas as pessoas da empresa se percebem responsáveis por cada detalhe do lugar onde elas trabalham, se emocionam e entristecem com os ganhos e perdas do negócio, você inseriu o sentimento de dono neles”

Equipes Valorizadas: Ninguém é o melhor sozinho. Engrandecer a importância das pessoas que estão com você, trabalhando no seu negócio, é uma missão diária. Afinal de contas, a sua caminhada de crescimento se deve a elas. ”Não é possível chegar longe sozinho. Quem acredita que é, já começou a caminhada errado” afirma José Felipe.

 

Escolha Pessoas Melhores que Você: “Se a gente quiser crescer de verdade, e tornar o nosso negócio fora da curva, você vai precisar de pessoas que tem habilidades e expertise melhores e mais otimizadas que a sua”

 

SOBRE AS CONQUISTAS:

 

Com a abertura do mercado para produtos importados, começaram a chegar no país cervejas mais elaboradas, com sabores e embalagens diferenciadas. A linha de cervejas especiais da Wäls foi lançada no ano de 2008, após longo período de estudos e investimentos. Inspirada nas tradicionais escolas cervejeiras Belga e Tcheca, são produzidos 14 estilos de diferentes cervejas, além da linha sazonal. A Wäls é pioneira na técnica de cervejas refermentadas e em novos processos produtivos, como o método champenoise para cervejas

 

No ano de 2016, a empresa também cresceu em 40% na estrutura física e atingiu a quantidade de 25 prêmios nacionais e internacionais. Para além disso, no mesmo ano, A Wals lançou 20 novos produtos, 2 novas estações de abastecimento de chops, loja conceito no shopping Diamond Mall (Pop up Store) e um recém-criado Clube de Associados que já possui mais de 1700 clientes cadastrados. Em 2017, a cervejaria inaugurou o Ateliê Wäls, o maior barrel room da América Latina. O novo espaço é um “centro de inovação cervejeira” cravado entre as belas montanhas de Minas, em Belo Horizonte. Se do lado de fora o visual encanta, a parte interna foi concebida para ser uma obra de arte que mistura design, arquitetura, tecnologia e primorosas receitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *