O que podemos aprender com mulheres na liderança?

O que podemos aprender com mulheres na liderança?

Segundo estudo da Ketchum Leadership Communications Monitor (KLCM), feita com 6.509 entrevistados em 13 países dos cinco continentes: mulheres têm se saído melhor em quatro atributos imprescindíveis da liderança. Liderança pelo Exemplo; Comunicação Transparente; Admissão dos próprios erros; Dar valor as habilidades de seus subordinados. 

Abaixo, você descobre porque essas capacidades da “identidade feminina” são tão importantes e, claro, porque ELAS estão conquistando cada vez mais espaços de lideranças dentro dos negócios e das empresas:

1- LIDERAR PELO EXEMPLO

As pessoas te seguem porque você está indo para um lugar aonde elas também querem chegar. Quando você mantém distância delas, acaba por incitar um sentimento de apreensão no escritório. Afinal, quais são os benefícios de seguir a sua liderança? O que faria um colaborador desejar ser como você? Além do trabalho e do benefício financeiro, por que eles deveriam segui-lo? Encontre as respostas e você terá compreendido boa parte do que um líder é para você – e poderá seguir seus próprios conselhos para se tornar um.

2- COMUNICAÇÃO TRANSPARENTE

Com empresas se tornando menos hierárquicas, o uso inteligente da comunicação digital é crucial para o sucesso do projeto. Crie espaços de discussão mais informais para seus colaboradores sugerirem mudanças no trajeto do projeto ou até na estrutura da organização. Apenas dominar a legislação trabalhista não é o suficiente para cuidar da sua equipe como um líder. Organize seu tempo para conhecer parte das vidas de seus colaboradores, os seus problemas, tristezas e sonhos. Muitas vezes você não vai ter de solucionar nada pessoal, e nem deve. Mas só de saber que você está interessado nisso, cresce o respeito e nasce uma relação de partilha duradoura e rara.

3- ADMITIR SEUS ERROS

É assim que você mantém sua integridade e recupera sua credibilidade perante a equipe. Afinal, sem confiança no líder, não há confiança no projeto, e o empenho acaba. Quando as decisões não saem da maneira que deveriam ter saído, você deve uma explicação às pessoas. Isso também está dentro da política de responsabilidade social do projeto. Exercite sua honestidade e admita que sente muito por seu erro. E, é claro, se estiver ao seu alcance, encontre maneiras de compensar as pessoas a quem você causou danos. Você só tende a ganhar. Lembre-se: contra a generosidade, não há argumentos.

4- DAR VALOR NAS HABILIDADES DE SEUS COLABORADORES

Os conhecimentos essenciais para conduzir um projeto envolvem desde finanças, vendas e marketing até planejamento estratégico: de dominar processos de produção e compras à contratação de serviços. Também vale conhecer a legislação trabalhista, normas de segurança e políticas ambientais e de responsabilidade social. Ou seja, existe uma série de papéis a desempenhar e uma equipe inteira de onde extrair talentos para isso. Não há nada mais desanimador do que se sentir subutilizado ou, pior, incapaz, sem habilidades ou conhecimento para seguir o seu gestor em sua visão. Por isso, o líder legítimo, depois de orientar o fluxo de trabalho e designar papéis, capacita sua equipe. Ele faz isso inspirando com sua experiência de vida, facilitando a comunicação entre eles e melhorando sua expertise, com palestras e cursos, por exemplo.

Outro estudo global da McKinsey sobre o impacto da diversidade de gênero no trabalho, feito em 2007, pesquisou mais de 900 organizações de todo o mundo buscando testar se de fato existia alguma relação entre a diversidade de gênero dos líderes de equipes e a eficiência da empresa. Foi então que surgiu o relatório anual “Women Matter” (“Mulheres importam”, em tradução livre). O que foi descoberto impressiona: as empresas com três ou mais mulheres em altos cargos de gestão pontuaram mais em todas as nove dimensões da eficiência de uma organização:

• direção;
• liderança;
• cultura e clima;
• prestação de contas;
• coordenação e controle;
• capacitação;
• motivação;
• orientação;
• inovação e aprendizagem.


Conheça o time de mulheres da DMT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *