Contexto

Embora sendo um dos maiores e melhores grupos de Saúde Suplementar do país, o time de líderes das Unimed’s do Ceará trazia algumas lacunas relacionadas a gestão, como comunicação interpessoal dentro das equipes, inteligência emocional enfraquecida e a própria motivação que impactava na integração dos trabalhos em equipe.

 

Solução

A Academia de Líderes da DMT foi aplicada durante 8 dias, com 150 participantes divididos em 2 grupos: 1 – As Lideranças (gerentes e coordenadores) 2 – Os Colaboradores da Cooperativa (áreas diversas).

De acordo com o briefing e o estudo do negócio, feito em conjunto das facilitadoras Virginia Gherard, Elaine Andrade e o RH da própria Unimed Ceará, trabalhamos os seguintes pilares:

– Desenvolvimento das equipes de alta performance e fortalecer as competências organizacionais da Unimed Ceará.

 – Aprender a lidar com responsabilidades.

 – Ser efetivo no gerenciamento da equipe ou do processo.

O Programa de Desenvolvimento foi pautado por metodologias ativas de aprendizagem que contribuiram com a transferência do aprendizado para o negócio. Foram promovidos atividades vivenciais, condução de ferramentas de coaching (perguntas poderosas propiciam a simulação do que o líder desenvolvedor deve fazer em seu dia a dia), exposições e debates e aplicação de inventário de mapeamento de habilidades e de estilos de liderança.

Dinâmicos e interativos, os workshops tiveram foco na transposição do conteúdo para a prática e realidade dos líderes e colaboradores. As discussões de situações práticas da rotina comum dos participantes também foram incluídas durante todas as imersões.

 

Resultado

As atividades foram elaboradas, buscando despertar nos participantes a necessidade da mudança de conduta, refletindo sobre os comportamentos adquiridos que precisam ser aprimorados e por fim assegurar que os conhecimentos apreendidos sejam transferidos com eficiência para a rotina de trabalho.

 

O objetivo da Ação Formativa foi demonstrar, de forma prática, as competências da Empresa, visando:

  • Conhecer o conceito e o que se espera de cada competência;
  • Identificar a aplicabilidade das competências no dia a dia organizacional;
  • Reconhecer a importância de atuar segundo os atributos que compõem cada uma das competências;
  • Promover integração entre os participantes.

 

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